






MENSAGEM
Vivemos numa contínua transformação da sociedade, onde a saúde e os seus condicionantes não são excepção. Este facto, exige dos Enfermeiros, uma adaptação profissional, para responder com qualidade às novas necessidades dos cidadãos, cada vez mais informados e exigentes, apenas possível de garantir, numa lógica de busca constante pela melhoria do desempenho profissional.
Nos últimos anos assistimos a mudanças na profissão de Enfermagem com elevada velocidade e intensidade. A Enfermagem cresceu em muitos sentidos, apresentando-se hoje, como um grupo profissional mais competente e diferenciado, sedimentado pelo grande investimento na investigação, prestando cuidados de maior complexidade e qualidade.
Os cuidados de Enfermagem centram-se numa relação interpessoal que permite ao Enfermeiro compreender a pessoa na sua globalidade e especificidade, identificando as suas necessidades e tomando as decisões que garantam que as suas intervenções, respeitam a pessoa na sua individualidade. Por este motivo, o exercício profissional de Enfermagem é peculiar, não apenas pela natureza das suas actividades, mas pela intenção com que as mesmas se dirigem a cada pessoa como ser único. Mais do que tratar, o enfermeiro tem como finalidade cuidar da pessoa, o que torna o processo de mudança e adequação dos cuidados de Enfermagem ao longo dos tempos, um dos maiores objectivos e desafios dos Enfermeiros.
Contudo, a compreensão da Enfermagem de hoje, exige o conhecimento da sua história e, se esse passado for analisado e confrontado com o presente, podem-se identificar rupturas, sobrevivências e oportunidades.
Convidamo-lo a fazer este caminho connosco, analisando e reflectindo sobre o que é ser Enfermeiro hoje e o que querem ser os Enfermeiros no futuro, contando com a sua presença nas 4as Jornadas da Direcção de Enfermagem do Centro Hospitalar de Setúbal, que se realiza nos dia 7 e 8 de Novembro de 2019, com o tema “Compreender o presente - Evoluir para melhor Cuidar”.
Esperamos por si!
Carla Silva Mendes
Enfermeira Diretora do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE




